Rádio 7 Online

CER do HSA receberá veículo adaptado para pacientes com deficiência

Investimento do ministério da Saúde de R$ 16,2 milhões contemplará 65 municípios de 20 estados

14/05/2019 09h58
Por: Josoel Silvestre
Fonte: Clic Portela
Veículo doado será utilizado no transporte dos pacientes atendidos pelo CER em Tenente Portela (Foto: Diones Roberto Becker)
Veículo doado será utilizado no transporte dos pacientes atendidos pelo CER em Tenente Portela (Foto: Diones Roberto Becker)

O ministério da Saúde iniciou a distribuição de 88 furgões adaptados para o transporte de pacientes com deficiência ou mobilidade reduzida atendidos nos Centros Especializados de Reabilitação (CERs). O investimento do governo federal chega a R$ 16,2 milhões e contemplará 65 municípios de 20 estados.

 

O CER da Associação Hospitalar Beneficente Santo Antônio (HSA), de Tenente Portela, receberá um veículo 0 km. As outras entidades beneficiadas no Rio Grande do Sul são: APAE de Três de Maio e o Centro Municipal de Fisioterapia de São Borja.

 

Em contato telefônico com a reportagem do site Clic Portela, a administradora do HSA, Lisete Bison, afirmou que ainda não houve nenhum comunicado oficial do ministério da Saúde em relação à doação do veículo. – Creio que o ofício deverá chegar em breve – disse Lisete Bison.

 

A administradora destacou que o furgão adaptado contribuirá no serviço de transporte dos pacientes do CER do Hospital Santo Antônio. – Já temos um veículo adaptado, mas em determinadas ocasiões existem vários pacientes para serem transportados no mesmo horário. Então, esse segundo furgão vai reduzir o tempo de espera – frisou Lisete Bison.

 

A medida do governo federal tem como objetivo ampliar o acesso e promover a qualificação dos serviços de reabilitação no Sistema Único de Saúde (SUS), visando a inclusão social, a autonomia e a melhoria da qualidade de vida dos brasileiros com deficiência. Com a finalização da entrega dos 88 novos veículos no decorrer deste mês, todos os CERs do país, habilitados pelo ministério da Saúde, contarão com pelo menos um veículo adaptado. Ao todo, com essa nova remessa, serão 293 furgões adaptados entregues, sendo 108 somente neste ano.

 

Os veículos são destinados a pessoas com deficiência que não apresentam condições de mobilidade e acessibilidade autônoma aos meios de transporte convencional ou que manifestam grandes restrições ao acesso e ao uso de equipamentos urbanos. Os beneficiados pelo serviço embarcam no furgão em suas residências e desembarcam nos CERs. Os fluxos, os horários e as rotas são definidos pelos gestores locais.

 

Adaptados com plataforma elevatória veicular para possibilitar o embarque e o desembarque de usuários cadeirantes e com dificuldades de locomoção, os veículos são equipados também com sistemas de segurança para fixação da cadeira de rodas, cintos de segurança, além de protetores de cabeça para cada cadeirante, o que possibilita o transporte seguro de nove passageiros, sendo três cadeirantes e seis não cadeirantes.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.