RD Foco
Rádio Seven Online
Via Tec telecom
AGRICULTURA

Troca-Troca de Sementes beneficia agricultores familiares de 391 municípios gaúchos

Nesta etapa do programa, foram ofertadas 23 variedades de milho híbrido e 31 variedades de transgênico

11/07/2019 11h07
Por: Gilmar Machado
Fonte: *Ascom Seapdr
Foto: Divulgação / Seapdr
Foto: Divulgação / Seapdr

O Programa Troca-Troca de Sementes deste ano vai beneficiar 49.950 produtores rurais, com um total de 143.193 sacas de milho híbrido e transgênico e sorgo. Serão entregues sementes em 391 municípios, envolvendo 591 entidades, para a semeadura de mais de 143 mil hectares de plantio, ou 19,1% da área cultivada no Rio Grande do Sul.

A principal vantagem do programa é que o Estado consegue negociar os preços das sementes com as empresas fornecedoras, gerando economia aos produtores. O Troca-Troca vai movimentar R$ 31,7 milhões. Para os agricultores familiares que encomendaram cultivares transgênicas, a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) alerta que os boletos vencem na próxima segunda-feira (15/7).

“Este pagamento antecipado é referente ao valor da tecnologia do milho transgênico, cobrado pelas sementeiras que fornecem ao programa. O produtor rural que optou pelo milho híbrido deverá pagar somente em 30 de abril de 2020, o que lhe dá tempo de plantar, colher e comercializar a produção, fazendo girar a economia do município, tendo como base este grão tão importante para as cadeias de suínos, aves e leite”, explica o secretário da Agricultura, Covatti Filho.

Foram pedidas 143.193 sacas de milho e sorgo, com média de 2,88 sacas por produtor. “O limite por produtor é de quatro sacas, o que mostra que temos um potencial a ser explorado, podendo alcançar 198.360 sacas financiadas na safra”, estima o diretor de Agricultura Familiar e Agroindústria da Seapdr, José Alexandre Rodrigues.

Nesta etapa do programa, foram ofertadas 23 variedades de milho híbrido e 31 variedades de transgênico, totalizando 54 opções para o agricultor familiar. Cinco empresas ofertaram 17 variedades de sorgo, e foram pedidas 5.022 sacas.

PEDIDOS

Sorgo – Cinco empresas ofertaram 17 variedades de sorgo, e os pedidos somaram 5.022 sacas.
Milho híbrido  Disponibilizadas 23 variedades de milho híbrido e 31 de transgênico, totalizando 54 opções. Os beneficiários escolheram 21 variedades, totalizando 82.877 sacas de milho híbrido. 
Milho transgênico  Foram escolhidas todas as 27 variedades de milho transgênico, totalizando 55.294 sacas.

As empresas fornecedoras:

– Agromen Sementes Agrícolas
– Atlantica Sementes
– Avanti Seeds
– Du Pont do Brasil
– Helix Limagrain Brasil (Santa Helena/Biomatrix)
– Mhatriz Pesquisa Agrícola
– Plantmax Sementes
– Riber KWS Sementes
– Semeali Sementes Híbridas
– Sementes Guerra
– Sempre Sementes Eireli

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.