RD Online

WhatsApp

55996230597 -- 55999899863 -- 55997318413

Via Tec telecom
JL MÓVEIS E ESQUADRIAS REDENTORA
Banner Site
CASA DOS LANCHES
Macali Brasil
BAILE ANIVERSÁRIO FALEIRO 2
FESTA DO PORCO NO ROLETE
AGENDA DE EVENTOS VIGNE E OLIVEIRA
Gugui Confecções

Sicredi Celeiro RS/SC participa da 2ª Conferência Estadual de Professores Orientadores das Cooperativas Escolares

Sicredi Celeiro RS/SC trabalha em projeto de expansão das Cooperativas Escolares em sua área de atuação

24/08/2019 16h13Atualizado há 4 semanas
Por: Josoel Silvestre
Fonte: Assessoria de Comunicação (Sicredi)
Foto:Sicredi Ouro Branco RS/ Divulgação Sicredi Celeiro RS/SC
Foto:Sicredi Ouro Branco RS/ Divulgação Sicredi Celeiro RS/SC

Compartilhar vivências, experiências e conhecimento sobre as Cooperativas Escolares foi o intuito da 2ª Conferência Estadual de Professores Orientadores das Cooperativas Escolares, que ocorreu na última quarta-feira, 21, no município de Teutônia. O evento foi realizado pela Casa Cooperativa de Nova Petrópolis, com apoio do Sescoop RS e Sicredi. 

A Sicredi Celeiro RS/SC esteve presente, oportunizando aos professores das Cooperativas Escolares dos municípios de Tenente Portela e Derrubadas, além dos orientadores das novas Cooperativas de Sede Nova, Vista Gaúcha e Miraguaí, participarem da troca de aprendizados e agregarem práticas que possam servir de exemplos e inspiração.  Mais de 250 professores de 70 municípios estiveram reunidos.

Durante a manhã, os professores participaram de mini palestras de 15 minutos.  Elas abordaram o tema “Ideias que merecem ser disseminadas” e trouxeram exemplos reais de cooperativismo na escola e sua forma de construir comunidades mais participativas. Além disso, ocorreu a palestra “A importância da mediação na e para práxis pedagógica”, ministrada pelo pedagogo LuiNörnberg.

Na parte da tarde, eles puderam participar de salas temáticas sobre Introdução ao Cooperativismo Escolar; Mediação na Cooperativa Escolar; Objeto de Aprendizagem – criatividade e inovação- e; Gestão Financeira na cooperativa escolar. Eles escolheram os temas estudados de acordo com os interesses de suas cooperativas. 

O que são cooperativas escolares?

As Cooperativas Escolares são associações de estudantes com finalidade educativa, podendo desenvolver atividades econômicas, sociais e culturais em benefício dos associados. Em sua essência, buscam formular uma proposta pedagógica com a participação do corpo discente em atividades práticas. 

Tem como principal objetivo, oportunizar aos jovens uma formação que contribua com o desenvolvimento de futuros líderes, gestores, empreendedores e cidadãos com senso de responsabilidade e participação, através da vivência de um modelo cooperativo sustentável. 

A Sicredi Celeiro RS/SC possui atualmente cooperativas escolares nos municípios de Derrubadas e Tenente Portela e está em processo de implementação nos municípios de Sede Nova, Vista Gaúcha e Miraguaí. 

 

  • Sicredi Celeiro RS/SC participa da 2ª Conferência Estadual de Professores Orientadores das Cooperativas Escolares
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.