RD Online
Nacional Gás Redentora
C-TEC ELETRÔNICOS E INFORMÁTICA
Zany Decorações e Presentes
Raynet Telecomunicações
Banner Site
CS CLIMATIZAÇÃO EM TENENTE PORTELA
Gugui Confecções
Via Tec telecom
Macali Brasil
POLO UNOPAR REDENTORA
Lavacar e Borracharia do Juarez
JL MÓVEIS E ESQUADRIAS REDENTORA
Marcos Higienização e serviços em geral
Lava Car do Éder
PADARIA E CONFEITARIA DOCE SABOR
METALÚRGICA PORTELA
C-TEC ELETRÔNICOS E INFORMÁTICA 2
Anúncio Rádio RD Online
CENTER MÓVEIS REDENTORA
TELE ENTREGA DE GÁS DO JAIRO

Golpe no WhatsApp usa a marca Tramontina e promete panela grátis

Link usado nas mensagens pode roubar dados dos usuários; veja orientação da empresa

08/11/2019 13h43
Por: Josoel Silvestre
Fonte: Gaúcha ZH
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Uma marca tradicional gaúcha está sendo usada em golpes que circulam pelo WhatsApp. É a Tramontina, que tem sede em Carlos Barbosa, na serra gaúcha, e fabrica utensílios para casa. 

A mensagem diz que a empresa está distribuindo 3 mil jogos de panelas. Acrescenta que é para comemorar os 110 anos da fabricante, que, na verdade, tem 108 anos de fundação. Há então um link para acessar o conteúdo, que manda compartilhar a promoção pelo WhatsApp e pelo Viber, clicando depois em "Obter Panela". 

Mas atenção que a promoção é falsa! E é tão fácil de desconfiar que, em determinado momento, o texto se confunde e coloca "sapatos" no lugar de "panelas". Provavelmente, porque há outra mensagem muito semelhante circulando e que promete calçados grátis da marca Melissa, da Grendene. 

Essas mensagens sinalizam ser o chamado "phishing", golpes usados para pegar dados dos usuários e que ganham maior proporção exatamente em época de Black Friday, quando são mais compartilhados. Os links funcionam pelo celular e não pelo computador tradicional.

Veja a nota que a empresa está distribuindo para consumidores: 

"Comunicamos aos nossos clientes e consumidores que estão recebendo mensagens ou e-mails falsos em nome da Tramontina com chamadas para sorteios, ofertas ou descontos. Orientamos todos clientes e consumidores que ignorem essas mensagens, não abram eventuais arquivos anexos e não cliquem/acionem os links, pois normalmente são programas executáveis (vírus ou malwares) que podem causar danos ao computador ou capturar informações confidenciais do usuário (phishing).  Informamos que nossos comunicados não possuem anexos ou links para downloads. Todos os links presentes em nossos e-mails e mensagens direcionam para nossos sites www.tramontina.com.br, www.tramontina.com, www.tramontina.net e www.tramontinastore.com. Nossos e-mails com promoções têm como remetente [email protected] ou [email protected] Nossos e-mails de atendimento têm como remetentes [email protected] ou [email protected]"

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.