Rádio Seven Online
RD Foco
Via Tec telecom
Folga

Escolas estaduais no RS não terão aulas nos turnos de jogos do Brasil

Expediente administrativo também sofrerá alterações nos dias 22 e 27 de junho

13/06/2018 13h33
Por: Gilmar Machado
Fonte: Gaúcha ZH
A primeira alteração será no dia 22 de junho. (Foto: Divulgação/ClicRBS)
A primeira alteração será no dia 22 de junho. (Foto: Divulgação/ClicRBS)
O governo do Estado definiu as alterações de expediente e prestação de serviços nas datas em que a Seleção Brasileira entra em campo pela primeira fase da Copa do Mundo 2018. A primeira alteração será no dia 22 de junho, quando o Brasil joga, às 9h, contra a Costa Rica. Nesse dia não haverá aula no turno da manhã e o expediente será das 12h às 19h.
 
A segunda mudança de rotina é no dia 27 de junho, quarta-feira, quando o Brasil enfrenta a seleção da Sérvia, às 15h. Nesse dia, não haverá aula na rede estadual durante a tarde e o expediente administrativo será das 8h às 14h. 
 
Os serviços de saúde, conforme o governo do Estado, terão horários definidos pelos municípios. Os atendimentos essenciais e de plantão não sofrerão mudanças, promete o governo.
 
Por ser domingo,17, o jogo de estreia do Brasil na Copa, contra a Suíça, não provocará mudanças nos serviços públicos. A prefeitura de Porto Alegre ainda não anunciou as alterações de rotina. 
 
Na rede privada, o Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinepe/RS) afirma que, nos dias de jogos do Brasil que coincidem com dias letivos, as instituições têm liberdade para se organizar - podem continuar com aulas normais, liberar os alunos para assistirem aos jogos na escola ou para irem para casa. 
 
Como o primeiro jogo do Brasil em horário de expediente ocorre apenas na próxima semana as prefeituras da região ainda não divulgaram o cronograma de funcionamento nos dias de jogos.
 
Legislativos
Tanto Assembleia Legislativa, quanto Câmara de Vereadores de Porto Alegre anunciaram que não haverá mudanças nos regimes de trabalho durante a Copa. Ambas as casas legislativas orientam os servidores, CC's, estagiários e terceirizados a trabalharem normalmente, podendo assistir aos jogos nas TVs distribuídas pelos gabinetes e repartições.
 
Judiciário
A decisão sobre o expediente de trabalho no governo do Estado copia o que foi anunciado pelo Judiciário gaúcho ainda no final de maio. A Defensoria Pública também utilizará o mesmo regime: das 12h às 19h no dia 22 de junho, e das 8h às 14h no dia 27 de junho.
 
MP e TCE
O Ministério Público (MP) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE) ainda não anunciaram que expedientes adotarão durante a Copa.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.